COELBA PLANEJA INAUGURAR ESTÁDIO SOLAR ATÉ FIM DO ANO

Edital de contratação do sistema solar fotovoltáico para o estádio esportivo de Pituaçu, em Salvador, será lançado até o próximo dia 2 de maio.

 

A Coelba (BA) planeja inaugurar até o fim deste ano o primeiro estádio solar da América Latina. O edital de contratação do sistema solar fotovoltáico para o estádio esportivo de Pituaçu, em Salvador, será lançado até o próximo dia 2 de maio.

O projeto foi aprovado em 2010 pela Agência Nacional de Energia Elétrica como parte do Programa de Eficiência Energética da Coelba e será realizado em parceria com o Governo da Bahia e apoio técnico do Programa Energia do Governo Alemão (GTZ). A energia do estádio será usada nas suas instalações, permutando com a energia fornecida pela Coelba. O projeto vai gerar uma economia de 630 MWh/ano, equivalentes a cerca de R$ 200 mil reais por ano.

A contratação da empresa para a execução dos serviços de instalação de sistemas fotovoltaicos será feito na modalidade turn-key, que compreenderá o fornecimento integral de materiais, equipamentos, mão-de-obra, serviços de treinamento das futuras equipes de operação e manutenção, e serviços de operação assistida. Na licitação esta prevista uma audiência técnica e entrega das propostas em 22 de junho. As empresas estrangeiras que tenham interesse em participar da licitação, deverão se consorciar a empresas nacionais.

O sistema terá capacidade de geração de 400 kWp, medida específica de geração de energia solar. Na configuração do sistema de geração, estão previstos os módulos fotovoltáicos, inversores CC-CA, subestações elevadoras e sistema de medição e aquisição de dados. Deverão ser utilizados módulos flexíveis de filmes finos de silício amorfo, em função da carga em parte das estruturas existentes.

 

 

 

Fonte: Agência Canal Energia, via Gás Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s