NORDESTE VAI RESPONDER POR 78% DA CAPACIDADE DE REFINO DO PAÍS DENTRO DE 9 ANOS

O Nordeste do país será responsável por 78% da capacidade de refino de petróleo dentro de nove anos. Segundo o gerente-executivo de Programas de Investimento da área de Abastecimento da Petrobras, Luiz Alberto Domingues, a estratégia da companhia para os próximos anos tem o objetivo de dar autossuficiência ao Brasil também no setor de refino.

 

De acordo com o executivo, atualmente, o consumo é 8% maior do que a quantidade de produtos das refinarias. A previsão é de que, em 2020, essa situação se inverta e a demanda pelos derivados de petróleos seja de 2,79 milhões de barris/dia; enquanto o volume processado será de 3,16 milhões, 13,2% maior.

Para isso, a Petrobras está investindo na ampliação do parque de refino. A Refinaria Abreu e Lima, que está sendo construída em Pernambuco, está entre os maiores empreendimentos da área. Em 2013, a unidade vai começar a processar 230 mil barris de petróleo diários. Entre 2014 e 2010, as refinarias Premium I, no Maranhão, e Premium II, no Ceará, vão consumir 900 mil barris/dia.

Com as novas usinas, o parque de refino da estatal passará de 11 para 14 unidades, sem considerar o o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e a Petroquímica Suape (em Pernambuco).

Além de garantir o abastecimento no mercado brasileiro, os investimentos também têm como objetivo o crescimento do mercado internacional de derivados de petróleo. “O mercado interno é nosso mercado premium. Foi o que nos sustentou nos últimos 50 anos e continuará sendo prioridade nos próximos 50”, ponderou Domingues.

 

 

 

Fonte: Redação Setorial News, via Gás Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s