EUA AUMENTARÃO PRODUÇÃO DE PETRÓLEO PARA REDUZIR DEPENDÊNCIA, ANUNCIA OBAMA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou neste sábado que o governo dará permissões para a exploração de petróleo no Alasca e no Golfo do México.

Segundo ele, isso tem o objetivo de aumentar a produção doméstica e reduzir a dependência das importações, reduzindo com isso os preços dos combustíveis.

No anúncio, feito durante um pronunciamento nacional pela TV, Obama afirmou que a redução da necessidade de importar petróleo aumentará a segurança dos Estados Unidos.

Ele pediu ainda que o Congresso apoie as propostas para cortar os subsídios do governo a companhias de petróleo com grandes lucros.

Obama afirmou que entende as preocupações dos americanos com os preços dos combustíveis, que vêm aumentando significativamente nos últimos meses.

Muitos analistas apontam a insatisfação popular com os preços dos combustíveis como um dos possíveis obstáculos no caminho de Obama na disputa pela reeleição, no ano que vem.

Vazamento 
O presidente americano afirmou que a produção de petróleo nos Estados Unidos atingiu em 2010 o seu mais alto nível em sete anos, mas disse que ela deve crescer ainda mais.

Apesar do vazamento de petróleo em um poço da britânica BP no Golfo do México, no ano passado, que provocou o pior acidente ambiental da história do país, Obama afirmou que a região ainda é uma peça-chave para o suprimento futuro de energia dos Estados Unidos e que novos incentivos devem ser oferecidos para a exploração em terra e no mar.

Após o acidente, Obama estabeleceu uma moratória na exploração de petróleo no leste do Golfo. A moratória vence em 2017.

Apesar disso, o presidente afirmou que as concessões já feitas poderão ser ampliadas.

Propostas republicanas 
Recentemente, a oposição republicana no Congresso apresentou várias propostas para expandir e acelerar a exploração marítima de gás e petróleo.

A Casa Branca criticou as propostas dos republicanos com argumentos de segurança, mas Obama deixou claro em seu pronunciamento neste sábado que acredita que os padrões de segurança e ambientais podem ser mantidos mesmo com o aumento da produção.

“Acredito que podemos continuar a expandir a produção de petróleo na América – mesmo se melhorarmos os padrões de segurança e ambientais”, afirmou o presidente.

Apesar disso, Obama sugeriu que no longo prazo outras soluções devem ser buscadas. “Como nação, deveríamos investir em fontes limpas e renováveis de energia, que são a melhor solução para os altos preços da gasolina”, disse.

Obama havia anteriormente defendido uma mudança radical na política de energia, dizendo que os Estados Unidos deveriam ter como objetivo ter 80% de sua energia elétrica produzida a partir de fontes limpas até 2035.

Fonte: UOL Notícias, via 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s