CURSO DE PETRÓLEO E GÁS – UMA PERDA DE TEMPO E DE DINHEIRO

Abaixo postei na íntegra o artigo publicado por Marcos Valerio Silva.

 

Cursos de Petróleo e Gás – Uma perda de tempo e dinheiro:

 

“Caros jovens amigos,

Gostaria de escrever este texto em forma de carta endereçada aos jovens desse país que estão perdendo tempo e dinheiro em cursos de Petróleo e Gás.
Os cursos de Petróleo e Gás a que me refiro neste artigo, são os de nível médio ou que formam tecnólogos. Não me refiro aos cursos de especialização, pois nestes casos o indivíduo já será um profissoional e está apenas buscando um diferencial em relação a outros candidatos.

Este é o segundo artigo que escrevo para o site “Web Artigos”. No primeiro chamado “O ROV na Indústria do Petróleo” falei sobre a importância da robótica submarina na pesquisa, exploração e produção do petróleo em águas profundas, no Brasil e no mundo.

Sou profissional offshore a vinte e dois anos, trabalhando na área de robótica submarina (ROV). Durante este tempo, trabalhando no Brasil e no exterior, aprendi o bastante para orientar jovens no ingresso nas carreiras de Petróleo e gás.

Tenho sido contactado por vários jovens que, após completar o curso de Petróleo e Gás, vêm me procurar pedindo orientação de como ingressar no mercado de trabalho. Estes novos cursos são de nível médio ou tecnólogos de nível superior. Neste momento já é tarde, perderam tempo e dinheiro.

Ocorre que estes jovens profissionais não possuem nenhuma formação específica exigida pelo mercado de trabalho na Indústria do Petróleo e gás. Muitos cursos sequer levam os estudantes para visitar uma plataforma.

Estes cursos são genéricos demais, dão uma visão genérica da pesquisa, exploração e produção do ouro negro, mas não especializam o estudante em nenhuma área de trabalho.
Esses alunos melhor fariam se tivessem feito cursos de solda, plataformista, operador de rádio, hotelaria e cursos em áreas que realmente teriam aplicação prática na nossa indústria.

Você já viu algum anúncio nos jornais procurando técnicos ou tecnólogos de Petróleo e Gás? Nem a Petrobrás precisa desses profissionais. Pode ver os editais de concurso que vocês não verão a especialidade de Petróleo e Gás, isso nem é uma especialidade e sim um setor da Indústria.
Quando você vê um anúncio pedindo um engenheiro de petróleo, ele está se referindo à engenheiros formados em outras áreas e que adquiriram especialização na escola da Petrobrás na Bahia, e/ou têm formação prática em plataformas.

É como se fizessem um curso para formar professores, ensinando somente a história da educação no Brasil e no Mundo. Neste caso não seriam ensinadas técnicas pedagógicas, psicologia infantil, métodos de pesquisa e tudo mais que um professor precisa para estar dentro de uma sala de aula.

O número de profissionais que a Indústria do Petróleo precisa para trazer o óleo e gás até o consumidor final, é muito grande. Esses profissionais são mecânicos, técnicos de eletrônica, mecatrônica, eletricidade, engenheiros nas mais diversas áreas de atuação, profissionais da área de segurança e meio ambiente, enfermeiros, operadores de rádio, profissionais de hotelaria etc. Existem também os profissionais de apoio em terra, como contadores, administradores, secretárias etc.

Essas são algumas das formações básicas que o mercado de trabalho exige para o ingresso do profissional na Industria do Petróleo. Quando se faz um curso de petróleo e gás, não se aprende nada específico que o mercado exige. São cursos teóricos que não serve de base para nenhum trabalho técnico ou operacional da cadeia produtiva do petróleo.

Na minha área específica, a robótica submarina, o candidato precisa ser formado em eletrônica, mecatrônica, mecânica, eletricidade e atividades afins. Somente depois de concluir um desses cursos, o profissional pode ingressar em uma empresa para aprender a trabalhar com ROV ou ainda fazer um curso de ROV em Macaé. A empresa RRC, consultoria e cursos, é uma das poucas escolas do Brasil na área de robótica submarina.

Para saber mais sobre ROV, pode-se ler o meu outro artigo neste site, chamado “O ROV na Indústria do Petróleo”.

Neste artigo gostaria de fazer um alerta aos jovens e aos seus pais que, pensando em preparar seus filhos para entrar no grande mercado que se abrirá, devido a exploração do pré-sal, estão, na realidade, gastando tempo e dinheiro em um curso que não os levará a lugar nenhum.

Cheguei até a escrever uma carta ao Ministério da Educação sobre esse assunto, mas não tive nenhuma resposta. Decidi, portanto, usar a força da internet, para divulgar este alerta. Os donos de escolas e faculdades, têm dinheiro e enorme poder de lobby junto aos congressistas, logo não haverá interesse em alertar os nossos jovens de que estão perdendo tempo em vez de se prepararem em cursos que realmente os ajudarão no futuro.

Espero ter ajudado e me ponho à disposição para esclarecer dúvidas remanescentes.

Abraço a todos e boa sorte,

Marcos Valério Silva.”

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/31503/1/Curso-de-Petroleo-e-gas-e-perda-de-tempo-e-dinheiro/pagina1.html#ixzz1PyKU6ys0

 

 

 

E você, leitor e Tecnólogo, o que pensa sobre o assunto? Vamos lutar minha gente! Isso não pode ficar assim. Deixe seu comentário, entrem em contato com a ANT e busque os seus direitos de profissional. Não queremos apenas reconhecimento da profissão. QUEREMOS EMPREGO JÁ!

18 thoughts on “CURSO DE PETRÓLEO E GÁS – UMA PERDA DE TEMPO E DE DINHEIRO

  1. Essa matéria é uma frade,escrito por quem não deseja concorrência para não perder o emprego,o campo é deficll sim,mais sem aperfeiçoamento minguem tem chance mesmo,nenhuma escola vai de dar 100% de oportunidade de emprego,dou aulas sobe petróleo a 8 anos antes do pré sal e muitos jovens atingiram seus objetivos.Por isso turma antes de ficarem todos assustados busquem mais informações e não vão atras de qualquer declaração sem fundamentos reais. abraço

    Responder
    • Prezado Valdson,
      Você tem razão. Mas nossa função é mostrar o que andam declarando sobre a função por aí. Enfim, é uma indústria difícil, porque temos pouco investimento na educação brasileira. Por essa razão, muitos brasileiros perdem vagas para mão de obra estrangeira. Mas não é impossível e o que o profissional e estudante da área precisa, é manter o foco.
      Abraços e obrigada por comentar.

      Responder
  2. Po fiquei muito puto agora com essa merda todo tava ate gostando e pretendia seguir carreira nessa area mais pelo q foi dito por vc parece ate impossivel mais sera q nao tem nenhuma especializaçao que possa complementar o curso de petroleo e gas no termino e por isso que o curso aonde eu moro e uma merda e por isso tivemos q entra no ministerio publico pra tentar nos formar com um pouco mais d diguinidade….se por um acaso tiver um curso bom pra complementar o curso ficarei muito grato se vc postar……..

    Responder
    • Os dois cursos são bons. Eu tenho formação em Tecnólogo em Petróleo e Gás e por isso tenho carta branca pra falar que é uma formação ainda difícil de conseguir colocação. Mas não impossível. Uma boa especialização ajuda e muito. Aí vai do gosto e dos objetivos do profissional. Mas no seu caso, se você pode escolher, faça Engenharia.
      Abraços

      Responder
  3. Pessoal a mecânica é uma área muito vasta onde encontramos ( manuntenção industrial, mecatrónica, frio e climatização, máquinas e motores, metalomecânica, etc) será com qualquer uma dessas mecânicas você pode ser petrolífero??

    Responder
  4. Eu queria saber se o curso tecnico em petroleo e gás pelo senai vale e a pena fazer ? , e se após o o curso eu poderia fazer uma engenharia de Petroleo ? e será que vale a pena fazer uma engenharia? pois eu concluindo o curso de engenharia será que eu conseguiria uma vaga no mercado de trabalho ? espero respostas

    Responder
  5. Nossa Estava Muito Empolgada em Fazer o curso,pois sou Fascinada com o mundo Petroleo,Depois que li,Fiquei Cabisbaixo, pois Ja terminei o ensino medio e estou querendo engressar em um ensino superior,mas não sei ainda o que fazer,e quando fala em petroleo perto de mim eu sou todo ouvido e muito curiosa com isso,queria a ajuda de vc em uma orientação sobre isso,agradeço antecipadamente pela resposta.Mônica Rocha.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s