CATAR VENDERÁ PETRÓLEO LÍBIO EM NOME DO CONSELHO REBELDE, DIZ JORNAL

Londres, 29 mar (EFE).- O Catar acordou vender o petróleo líbio em nome do conselho nacional rebelde, com sede em Benghazi, ao qual reconheceu na segunda-feira como representante da Líbia e de seu povo, segundo um líder rebelde citado pelo diário britânico “Financial Times” (FT).

Durante os dois últimos dias, os rebeldes tomaram o controle da indústria petrolífera líbia, incluindo as maiores jazidas do país, na bacia de Sirte, e os principais terminais litorâneos.

Um líder da oposição líbia citado pelo diário britânico afirma que o Catar aceitou vender o petróleo cru líbio nos mercados internacionais, embora o Governo desse país árabe não tenha confirmado a decisão.

Segundo Ali Tarhouni, oficial rebelde encarregado de assuntos econômicos e petrolíferos, o cru líbio poderia chegar ao mercado em questão de semanas, assinala o periódico.

A comercialização desse petróleo em benefício da oposição significaria uma importante fonte de receitas para financiar a campanha militar contra o coronel Muammar Kadafi.

Os Estados Unidos deixaram claro que essas vendas não estariam submetidas às sanções impostas à Líbia pela comunidade internacional.

No entanto, fontes do Tesouro americano advertiram que os pagamentos à oposição teriam que ser realizados à margem da Companhia Nacional do Petróleo da Líbia, o banco central e outras instituições do Governo.

O Governo do Catar já está fornecendo petróleo, diesel e gás para as forças rebeldes.

A produção petrolífera da Líbia registrou uma forte queda, o que fez com que o preço do óleo disparasse nos mercados mundiais, obrigando a Arábia Saudita a aumentar sua produção para compensar essa perda.

Segundo os analistas, os comerciantes ocidentais de petróleo dificilmente irão querer comprar dos rebeldes enquanto houver dúvidas sobre a legalidade de uma operação desse tipo.

Além disso, alguns dos maiores compradores do petróleo líbio, incluindo a italiana ENI, a francesa Total e a espanhola Repsol YPF, têm operações tanto no leste da Líbia, controlada pelos rebeldes, como no oeste, ainda sob o poder de Kadafi.

 

 

 

Fonte: UOL Notícias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s