A Tecnologia no Pré-Sal

Uma obra fenomenal, de grandes proporções e muita, muita tecnologia. O Pré-sal é, com toda certeza, o maior desafio do setor petrolífero no Brasil. As condições de difícil acesso e os custos envolvidos são assustadores. Mas, somente com um mega investimento e tecnologia de ponta é possível extrair o ouro negro das águas profundas do oceano na região do pré-sal.

FUNDO PRE SAL

Para estabelecer novos padrões de perfuração e completação, muito foi investido em sistemas submarinos e de ancoragem de plataformas para toda a indústria. tudo isso contribuiu para o plano logístico, ousado e de grande esfera nas operações.

PROJETO PRE SAL

As 10 tecnologias premiadas do Pré-Sal foram:

  1. Primeira Boia de Sustentação de Risers (BSR)
  2. Primeiro riser rígido em catenária (curva plana) composto por tubos com liner, instalados pelo método reel lay (carretel)
  3. Mais profundo riser rígido em configuração “lazy wave” (SLWR)
  4. Mais profundo riser flexível (em lâmina d’água de 2.220 m)
  5. Primeira aplicação de risers flexíveis com sistema integrado de monitoramento dos arames de tração
  6. Recorde de profundidade de lâmina d’água (2.103 m) na perfuração de um poço submarino com a técnica de Pressurized Mud Cap Drilling (PMCD)
  7. Primeiro uso intensivo de completação inteligente em águas ultraprofundas, nos poços satélites
  8. Primeira separação de dióxido de carbono (CO2) associado ao gás natural em águas ultraprofundas (2.220 m) com injeção de CO2 em reservatórios de produção
  9. Mais profundo poço submarino de injeção de gás com CO2 (em lâmina d’água de 2.220 m)
  10. Primeiro uso do método alternado de injeção de água e gás em água ultraprofunda (2.220 m)

Assista o vídeo “Desafios do Pré-Sal” e conheça mais.

A jornada tecnológica do pré-sal tem muitos vídeos técnicos e informações gerais sobre a exploração do campo, infográficos e inovação. Este material foi compactado para ser publicado aqui no PGNews. Para conhecer o projeto por completo, CLIQUE AQUI.

 

Imagens e vídeo: Petrobras

 

Deixe um comentário